Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa Literatura Brasileira (02360575) 2.º Semestre – 2019/2020 |
Informação Geral |
Nome: Literatura Brasileira Código: 02360575 Ano Letivo: 2019/2020 Semestre: 2.º Semestre Docente Responsável: Alexandre Graça Faria Unidade Orgânica: FLUC Língua de Ensino: Português Créditos ECTS: 10 Cursos/Menores: Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa Modo de Ensino: Presencial Objectivos e Competências a Desenvolver: No final do semestre o estudante deverá (i) ter um conhecimento aprofundado do autor ou tema estudado, (ii) dominar os problemas (teóricos, políticos, pedagógicos) resultantes da articulação entre o “português do Brasil” e a “literatura no Brasil” e (iii) ser capaz de situar os textos da literatura brasileira que estudou dentro de uma ideia de “literatura de língua portuguesa”. Conhecimentos Base Recomendados: Bom domínio da língua portuguesa. |
Programa |
O curso tomará como ponto de partida a obra de Chico Buarque (1944), autor recém-agraciado com o Prêmio Camões, cuja situação histórico-literária será avaliada em articulação com as representações de classe, raça e gênero no Brasil atual, em diálogo com outras produções culturais brasileiras contemporâneas, especificamente as da literatura negra e marginal-periférica. Serão usadas, como obra de referência, as produções dramatúrgica e romanesca do autor, com ênfase nas peças Roda-viva (1967), Calabar (1973), Gota d’água (1975), Ópera do malandro (1978); e nos romances Estorvo (1991); Benjamin (1995); Budapeste (2003), Leite derramado (2009), O irmão alemão (2014) e Essa gente (2019), além disso, peças do cancioneiro de Chico Buarque. Os títulos serão abordados em diálogo com a leitura das obras Da Cabula (2006) e Reza de mãe (2016), de Allan da Rosa e O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins; Um exu em Nova Iorque (2018), de Cidinha da Silva e Olhos d’Água (2014), de Conceição Evaristo; e das canções dos álbuns A mulher do fim do mundo (2015) e Deus é mulher (2018), de Elza Soares. |
Métodos de Ensino |
As sessões combinarão o expositivo sobre questões da cultura brasileira no período que vai do golpe civil-militar de 1964 ao ano de 2019, com a leitura demorada de um corpus de textos dos autores citados e de ensaios sobre a cultura brasileira. A referência bibliográfica completa dos textos constará do cronograma da cadeira, pelo que os/as alunos/as deverão lê-los com antecedência. A leitura dos textos solicitará a participação dos/das estudantes, que será tida em conta na avaliação. |