Livro de poemas para crianças e pré-adolescentes é lançado por professor da UFJF, com ilustração de aluno do João XXIII

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2021/06/13/livro-de-poemas-para-criancas-e-pre-adolescentes-e-lancado-por-professor-da-ufjf-com-ilustracao-de-aluno-do-joao-xxiii.ghtml

A obra busca uma identificação com jovens entre nove e 13 anos de idade. Veja declarações do autor e do ilustrador.

Por G1 Zona da Mata

13/06/2021 12h28 Atualizado há um ano


O autor Alexandre Faria posa com o enteado German Perez, ilustrador da obra — Foto: UFJF/Divulgação
O autor Alexandre Faria posa com o enteado German Perez, ilustrador da obra — Foto: UFJF/Divulgação

O autor Alexandre Faria posa com o enteado German Perez, ilustrador da obra — Foto: UFJF/Divulgação

Foi lançado, na última quinta-feira (10), o livro “Prenda – Versos livres para crianças livres” escrito pelo professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Alexandre Faria, e ilustrado pelo estudante do ensino fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII, German Perez.

A obra é um livro de poemas voltados para crianças e adolescentes com idades entre 9 e 13 anos, que estão no período de transição da infância para a pré-adolescência.

Dividido em duas partes, a primeira metade do livro apresenta textos sobre interesses infantis, como brinquedos.

“A segunda parte reflete sobre a participação da criança na esfera pública, as questões sociais e políticas que estão acontecendo, de gênero, de afirmação de grupos tradicionalmente marginalizados, questões que passam pelo reconhecimento da liberdade e dos respeitos a diferenças”, comentou Alexandra Faria.

A inspiração dos poemas é a filha de Alexandre, de 12 anos. “Escrevi esse livro, a primeira versão desses poemas, em 2019, quando ela estava passando dos 10 para os 11 anos, momento que começou o crescimento, a transformação, surgimento dos sinais da puberdade. E eu fiquei muito mobilizado para escrever sobre essas mudanças nesse momento”, contou.

O professor já conta com outros livros de poesias publicados, como “Lágrima Palhaça”, “Venta Não” e “I”.

Capa do livro
2 de 2 Capa do livro “Prenda – Versos livres para crianças livres” — Foto: UFJF/Divulgação

Já as ilustrações foram feitas pelo adolescente de 14 anos, enteado de Alexandre. Segundo a UFJF, German Perez desenha desde os 7 anos e já conta com uma história em quadrinhos em produção.

“[Desenhar para o livro ‘Prenda’] foi uma experiência de aprendizado”, afirma German. “Eu entendi melhor como funciona a edição das ilustrações em um livro, e isso vai me ajudar bastante em trabalhos futuros. Também foi difícil, porque eu nunca tinha certeza se o que eu estava desenhando era o que o autor queria. Mesmo assim, eu me diverti bastante lendo e ilustrando os poemas que o Alexandre escreveu”.

O estudante disse que teve facilidade em pensar em um desenho para cada poesia, fazendo com que o texto e as ilustrações conversassem entre si.

“Além disso, cada poema me tocou de uma maneira única, tornando ainda mais fácil de transmitir o que eu senti através dos desenhos”, explicou o adolescente.

Além de ser um meio de identificação para crianças e pré-adolescentes, o objetivo do livro “Prenda” também é trazer discussões sobre direitos humanos e das crianças, e sobre relações familiares e conflitos.

Com referências a autores como Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, o autor também quis fomentar a curiosidade da criançada sobre outras leituras.

Alexandre Faria ressalta, também, que os textos podem ser apreciados por adultos, já que trazem referências de programas de TV ou super heróis antigos, causando uma sensação de nostalgia.

O lançamento, na quinta-feira (10), foi no Facebook da Editora Guismofews, que também realizou um bate-papo com Alexandre. O livro está a venda no site da editora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *