De: Alexandre Faria
29 de abril de 2020 13:18
Para: Julio Diniz, Manuel Portela
Prezados Julio e Manuel,
Creio que ainda não se conheçam pessoalmente e utilizo essa mensagem, também, para deixar-lhes em contato. O programa em Literatura, cultura e contemporaneidade da PUC-Rio e o em Materialidades da literatura da UC têm muito o que dialogar e as questões que lhes são inerentes se suplementam e oferecem riquíssimos caminhos para os estudos literários atualmente. Haverá excelentes ganhos se se fizer possível o estreitamento entre os dois.
Escrevo-lhes para dizer particularmente que enviei cópia de mensagem com a resposta que acabei de dar à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF, explicitando o atual estado do meu projeto de pesquisa. O que lá escrevi é verdade, mas gostaria de tranquilizar-lhes quanto à minha inteira disponibilidade para continuar a concluir o que for possível, tanto com relação às aulas em Coimbra quanto ao que se apresentar em termos de demandas da PUC-Rio.
Quis apenas ali registrar que não há normalidade em “continuar desenvolvendo atividades acadêmicas” como a consulta daquele órgão faz supor, com o que, pelo que vos conheço, concordarão.
Aproveito para compartilhar uma ideia que me ocorreu nesse período de distanciamento social, a de realizar algumas conversas com professores e/ou escritores envolvidos com a criação literária, a partir das hipóteses sobre o tema que levanto no projeto, produzindo com isso uma documentação que possa servir para o ensino e a extensão. Fiz o primeiro com um amigo, com os recursos de que dispunha, como um “piloto”. Suas opiniões e sugestões serão bem-vindas no sentido de para frente, enfrentar esse trabalho com, pelo menos, um bolsista de comunicação que edite, minimamente os vídeos, para deixá-los disponíveis na rede.
O link que segue não está público: https://www.youtube.com/watch?v=pn9HfVoB0Fw
Mais uma vez agradeço todo o apoio que vem de vocês.
Abraços,
Alexandre
De: Manuel Portela
30 de abril de 2020 15:27
Para: Alexandre Faria
Cc: Julio Diniz
Caro Alexandre,
Agradeço esta mensagem e cumprimento também o Julio Diniz. Espero que possamos começar esse diálogo num futuro próximo – assim a epidemia nos permita retomar os intercâmbios em presença!
Compreendo perfeitamente o que refere na mensagem que enviou à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF.
Grato também pela ligação para a conversa com Oswaldo Martins – vou ver este fim de semana. É uma excelente forma de avançar na reflexão sobre os processos de criação literária e ensino.
Agradeço sinceramente o contributo para o nosso Seminário de Literatura Brasileira na Universidade de Coimbra.
Grato também pela sua videoconferência desta manhã. Fica aqui a ligação para o registo: https://www.dropbox.com/s/vdwuuom3sfwqiaa/zoom_Alexandre%20Faria_30-04-2020.mp4?dl=0
Um grande abraço e votos de uma boa viagem de volta ao Brasil!
Manuel
De: Júlio Cesar Valladão Diniz
5 de maio de 2020 01:20
Para: Manuel Portela
Cc: Alexandre Faria
Caro Alexandre, prezado Manuel,
creio que estou a escrever esta mensagem no momento em que o Alexandre está cruzando o Atlântico e o Manuel sonhando com o fim da pandemia. O silêncio da madrugada sempre me foi companheiro, principalmente no momento atual. Obrigado pela mensagem, querido amigo, por compartilhar conosco a sua decisão de voltar ao Brasil e a justificativa completamente coerente com o propósito. Nós fazemos o que podemos fazer, e não o que fordismo acadêmico prescreve, quanto mais num momento de tantas restrições e dificuldades. Obrigado também por nos aproximar, Alexandre, apostando em parcerias futuras e projetos em comum entre PUC-Rio, UFJF e UC. Um abraço fraterno e o desejo de uma semana tranquila dentro do possível.
Júlio